top of page

Anis Estrelado – Propriedades, uso e cultivo


O Anis Estrelado, ou Llicium verum (que é o seu nome botânico), é uma erva de origem chinesa e vietnamita; que se destaca entre as especiarias. É ainda uma erva com diversas propriedades, sendo utilizada para fins medicinais, em alimentos e ainda na magia/bruxaria.

Atenção: não confunda o Anis Estrelado (Llicium Verum) com a Badiana do Japão (Illicium Religiosum) , pois a segunda é venenosa.

Vejamos então as propriedades medicinais do Anis Estrelado:

- Antiespasmódico;

- Antibacteriano e Antifúngico;

- Rico em fitoquímicos;

- Antisséptico;

- Rico em vitaminas dos complexos B, como: niacina, riboflavina, tiamina e piridoxina;

- Rico em ferro, magnésio, cobre e cálcio;

- Tem antioxidantes na sua composição, tais como: linalol e vitamina C.

Veja os benefícios desta especiaria:

- Melhora a digestão;

- Combate problemas respiratórios, tais como remoção de congestionamento e limpeza das vias respiratórias, sendo recomendada a sua utilização em caso de gripe e/ou constipação, tosse, asma e bronquite;

- Melhoram a produção de leite em mulheres que estão a amamentar;

- Combate problemas menstruais;

- É ótimo para a pele e pode ser aplicado em cortes e contusões;

- É um bom estimulante cerebral;

- Mastigado ajuda na eliminação de germes e combate o mau hálito (é por isso utilizado em pasta de dentes);

- Combate o reumatismo e dores nas costas (utilizando o óleo de anis);

- Melhora a imunidade geral do organismo;

- Combate cólicas intestinais pois elimina os gases estomacais e intestinais (utilizando chá da especiaria).

NOTA:É importante que a especiaria seja utilizada com conhecimento mínimo, tanto no modo de utilização, dosagem, e essencialmente em que circunstâncias.

A Magia do Anis Estrelado

O Anis Estrelado para além das suas propriedades medicinais (referidas acima) e culinárias, tem ainda propriedades mágicas, sendo uma especiaria de utilização comum na bruxaria. O Anis Estrelado representa a sorte.

Regente: Vénus

Elementos: Ar e Terra

Vejamos então os benefícios mágicos do Anis Estrelado:

- Utilizado em magias para estimular a clarividência e poder mental;

- Atrai boa sorte (pode ser utilizado em feitiços para ter sorte na procura de emprego, numa entrevista, num casting, etc.);

- Atrai vitalidade;

- Ajuda em questões emocionais, ligado ao desbloqueio de sentimentos e demonstrações de afeto;

- Promove a união entre duas pessoas (pode ser utilizado em feitiços que visam o entendimento de duas pessoas);

- Promove os bons relacionamentos interpessoais (pode ser utilizado em feitiços para atrair boas companhias e/ou amizades verdadeiras, ou em saquinhos mágicos com o mesmo fim);

- Tem efeito relaxante (utilizado em banhos mágicos);

- Desbloqueia a energia sexual (utilizado em banhos mágicos);

- Uso indicado para quem trabalha com energia feérica (ligada à Magia Feérica ou Faerie Magick – Magia das Fadas).

Cultivo do Anis Estrelado

O Anis Estrelado é fácil de cultivar, desde que tenha em atenção alguns cuidados. É uma planta que adora Sol, sendo recomendado o cultivo em climas mais quentes e ensolarados.

O Anis Estrelado gosta de solos um pouco arenosos e com boa drenagem, e é aqui que devemos ter especial atenção. Normalmente utiliza-se areia de rio misturada com terra de jardim ou então utiliza-se húmus na terra. Mistura-se a terra com a areia ou com o húmus, utilizando uma pá de bico, para que seja mais fácil revolver a terra.

Basta que coloque três sementes num buraco com cerca de 3 cm de profundidade (não mais que isso), e reservar uma distância de 2 metros entre cada buraquinho com sementes, caso queira mais que uma árvore, pois as raízes tendem a cruzar-se.

Esta planta pode ser plantada em jardim ou quintal se desejar ter árvores de Anis Estrelado até 18m de comprimento (embora consiga manter o comprimento entre 3 e 4 metros caso a poda da mesma seja regular). Caso queira ter pequenas mudas de Anis Estrelado em casa, as regras são basicamente as mesmas, sendo que a distância entre plantas deve ser de 20 cm (no caso de plantar mais que uma). Neste caso é recomendado que deixe a planta perto de uma janela para que possa estar exposta ao Sol.

No verão é ideal que a planta seja regada diariamente, mas não de forma excessiva para que o solo não fique ensopado de água. Durante o Inverno as regas devem ser feitas a cada 3 ou 4 semanas.

Após a floração da planta, nascem os frutos em forma de estrela, que dão o nome à espécie. Quando estes estiverem maduros, colha-os e coloque-os num papel absorvente num lugar seco e escuro, que não deverá ter temperaturas muito altas.

Quando o Anis Estrelado estiver seco, pode utilizá-lo da forma que desejar, desde que seja utilizado com consciência.


posts recentes
Nenhum tag.
bottom of page