top of page

O que é "Bruxaria"?


Segundo a língua portuguesa, a palavra Bruxaria designa o uso de poderes de origem sobrenatural e é considerada pagã ou neopagã. Na realidade atual a Bruxaria é um conjunto de práticas que visam o redireccionamento e movimentação de energias para atingir determinado fim.

O mito de que a Bruxaria é praticada por adoradores do Diabo, perdura até aos dias de hoje. Não sendo esse mito verdade de todo. A figura do Diabo foi criada pela Igreja Católica com o objetivo de conquistar as massas, afastando assim aqueles que optavam por outra religião.

A maioria dos praticantes de bruxaria da atualidade cultuam a Deusa e/ou o Deus em sistemas que variam de uma deidade única hermafrodita ou feminina à pluralidade de panteões antigos. Os panteões mais cultuados são: o egípcio, o assírio, o greco-romano e o normando (viking). Grande parte dos grupos de praticantes acredita ainda que os vários Deuses representam nada mais nada menos do que as diferentes faces da Deusa.

Muito se tem equiparado a palavra Bruxaria à palavra Feitiçaria, ainda que estas se distingam. Resumidamente e de forma simples expliquemos da seguinte forma: um Feiticeiro utiliza determinados produtos e utensílios para atingir determinado fim, um Bruxo faz exatamente a mesma coisa mas tem “algo mais”.

Considera-se então que um Bruxo pode ser Feiticeiro, mas um Feiticeiro não pode ser Bruxo, porque lhe falta o tal “ne sais quoi”, que pode ser interpretado como uma espécie de capacidades sobrenaturais. Na nossa perspectiva isto não corresponde exatamente à verdade. Acontece que todos nascemos com capacidades consideradas sobrenaturais, mais especificamente todos nascemos com capacidades mediunicas. Um médium tem capacidade de interagir com o mundo espiritual. Há diversas formas de mediunidade, a mais comum é a intuição.

Podemos dizer que um Bruxo será aquele que tem as suas capaciadades mediunicas mais desenvolvidas que um Feiticeiro, que supostamente terá apenas a capacidade intuitiva. Posto isto, não podemos afirmar que um Feiticeiro não se pode tornar Bruxo, pois existe a possibilidade de evoluir as suas capacidades mediunicas e nesse caso poderá tornar-se Bruxo.

A Bruxaria vem por meio do Chamamento. O Chamamento é quando surge na sua vida um interesse súbito em estudar a Arte Antiga.

E você? Já descobriu a Bruxa que há em si?


posts recentes
Nenhum tag.
bottom of page