top of page

O uso das velas na Bruxaria

As velas são fundamentais à prática de Bruxaria e são utilizadas desde há muito pelos pagãos.

O simples soprar de velas no dia do aniversário, é por si só um rito que comprova que hábitos pagãos resistiram até aos dias de hoje, trazendo até nós a verdadeira magia (neste caso a magia das velas).

Era crença comum que ao soprar as velas pedindo um desejo, a fumaça da mesma reencaminharia esse desejo até aos Deuses para que estes o pudessem concretizar. Na prática a criança pedia o desejo num momento de concentração em que visualizava este desejo a ser concretizado, depois soprava as velas, e se este desejo estivesse em real harmonia com a sua vontade, o Universo conspirava a seu favor concretizando-o.

Os três princípios mágicos referidos acima: concentração, visualização e vontade, mantém-se até hoje na prática de Bruxaria.

Existem velas de várias formas, com um pavio ou mais, com ervas, de diversos tamanhos e de cores diferentes. Na bruxaria cada vela tem o seu significado, e quando se utilizam velas é necessário saber se a vela que vamos utilizar corresponde à finalidade pretendida.

As velas devem também ser virgens, ou seja, não devem ser velas que já foram utilizadas, pois não se deve misturar energias (normalmente as velas utilizadas devem arder até ao fim).

Falemos então do uso das velas na prática da Arte

Na Bruxaria as Velas simbolizam várias coisas:

  • o elemento Fogo,

  • a fé,

  • a iluminação, e

  • a transmutação da energia

As velas são utilizadas em rituais, em feitiços, na meditação, na adivinhação, em simpatias, e para simples pedidos ou desejos; são ainda utilizadas para chamar até si uma presença espiritual, como por exemplo o seu “guia”, ou em prestação de homenagem a entes falecidos.

As velas podem ser ungidas com óleos (ou essências) para maior força no pedido ou finalidade pretendida – chama-se a este ato “vestir a vela”, podem também ser feitas por si, pois desta forma as velas serão imbuídas com a sua energia, ou pode gravar símbolos nas mesmas.

Se ficou com vontade de saber mais sobre velas, não deixe de consultar os próximos artigos da categoria Velas.


posts recentes
Nenhum tag.
bottom of page