O que é Incenso?
Incenso (do latim: Incendere, "queimar") é composto por materiais aromáticos chamados bióticos (originado por seres vivos - no caso, plantas) que liberam fumaça perfumada quando queimados. O "incenso" refere-se à substância em si, mais do que o cheiro que ela produz. Ele é usado em cerimónias religiosas, rituais de purificação, aromaterapia, meditação, para a criação de um estado de espírito, e para mascarar algum mau odor. O uso do incenso teve origem no Antigo Egito, onde as resinas de goma e resinas oleosas de árvores aromáticas foram importadas das costas da Arábia e Somália para serem usadas em cerimónias religiosas.
O incenso é composto por materiais provenientes de plantas aromáticas, muitas vezes combinados com óleos, essenciais. As formas do incenso têm mudado com os avanços da tecnologia, as diferenças de cultura subjacente, e com a diversidade nas razões para queimá-lo. Os dois principais tipos geralmente podem ser divididos em "queima indireta" e "queima direta". O incenso de queima indireta, também chamado de "incenso não-combustível", requer uma fonte separada de calor, uma vez que não é capaz de queimar-se. O incenso de queima direta, também chamado de "incenso combustível", é aceso diretamente por uma chama e depois se espalha, a brasa do incenso irá arder e libertar a fragrância. Exemplos de incenso de queima direta são as varas de incenso (incenso), cones ou pirâmides
(Definição Wikipédia)
Vejamos então…
O incenso representa o elemento Ar e a perceção de consciência. Utilizado de forma correta o incenso tem a capacidade de criar uma atmosfera diferente no ambiente, trazendo energia, equilíbrio e harmonia.
Existem alguns cuidados que devemos ter quando utilizamos incensos:
- Deve haver uma intenção clara ao acender um incenso. Pode ser para meditar, para fazer uma prece ou agradecimento, etc. É fundamental que não se acenda o incenso só porque sim.
- O incenso não deve ser apagado com sopros, o ideal é deixar queimar até ao fim.
- A escolha da fragrância do Incenso é muito importante. Deverá ter em conta qual a sua intenção ao escolher o incenso que vai acender, para que a fragrância possa corresponder à sua necessidade.
Atualmente existem diversas formas e tipos de Incenso. Existem incensos que demoram entre 15 minutos, meia hora e 1 hora a queimar, existem alguns (especialmente na Índia) que podem levar até 6 horas a queimar.
O incenso pode ainda ter formas diversas, tais como:
- Varetas;
- Cones;
- Espirais;
- Pós,
- Ervas; e
- Resinas
Quanto à fragrância do Incenso, podem ser as mais variadas. Relembro que a escolha da fragrância é de extrema importância, pois é necessário que esta corresponda à sua intenção.
Em breve a equipa WitchClick partilhará consigo, uma lista com algumas das fragrâncias de Incenso existentes e quais as suas finalidades.